quinta-feira, 24 de agosto de 2017

RESENHA: A Nerd e o Cafajeste (Valéria Reis) | por Carol Sant


Hoje vou falar sobre aquele livro que todos nós gostamos e com certeza já lemos em algum momento de nossas vidas: estou falando de romances clichês. Pois é, quem não gosta, né?! O livro se intitula "A Nerd e o Cafajeste", da autora Valéria Reis e lançado pelo Young Editorial.

__________________________________________________________________________

A HISTÓRIA



Aqui nós vamos conhecer a história da Júlia que é uma garota órfã e um tanto quanto melancólica. Ela passa seus dias estudando muito para o vestibular que está se aproximando, trabalha em uma loja para noivas, lê muitos romances em seu tempo livre e claro, tem quatro amigas que são inseparáveis desde que se conheceram.
Júlia está cansada da vida pacata que leva, mas tudo muda quando seu crush platônico vai trabalhar como pintor na loja em que a moça trabalha. Jhonny é pintor e tem a fama de ser o maior garanhão da cidade; mas quando ele começa a se aproximar demais de Júlia, a garota fica com um pé atrás - o que é compreensivo!
É claro que rola um romance fofinho entres esses dois, mas será que a nossa protagonista está disposta a enfrentar os medos que a perseguem desde a morte de seus pais?

_____________________________________________________________________________

O QUE EU ACHEI


Eu estava mega empolgada para fazer a leitura porque a capa me chamou muita atenção (convenhamos que é linda e super fofa!), mas infelizmente o romance do casal não conseguiu me convencer, pois desde o começo senti como se tudo na história fosse meio superficial. Fique bem incomodada com a narrativa da autora por fazer com que eu me sentisse infantilizada ao ler o livro, o que é uma pena.
Outro ponto que me deixou muito desconfortável enquanto lia, foi a pressão que as amigas da Júlia e Roberta, mulher que a criou colocam em cima dos ombros da garota para que ela arrumar um namorado. Ficou me parecendo que não importava quem fosse o namorado que Júlia escolhesse, ela só PRECISAVA estar namorando, não importando se o cara fosse ou não um cafajeste e isso me deixou bem incomodada afinal, a garota só tem 17 anos!
Também me deu a entender que se a protagonista não tiver um homem para chamar de seu, a vida dela seria muito sem graça e até mesmo dando a entender que ela seria uma pessoa infeliz (como se todas as mulheres precisassem namorar e ter um homem para ser feliz). Segue um trecho do livro que traduz o que eu disse acima:

"O sonho de todas elas era que eu encontrasse alguém especial e me apaixonasse, ou ao menos namorasse. Aparentemente, sonho realizado."

Odeio escrever isso mas, o livro não funcionou para mim. Mas recomendo que leiam e tirem suas próprias conclusões sobre o livro, afinal, somos pessoas diferentes com pensamentos diferentes e se ler, vem depois me contar o que achou.
Beijos da Cah

_____________________________________________________________________________

A NERD E O CAFAJESTE





 xoxo.


6 comentários:

  1. Ai um livro tão lindo desse poderia ter explorado melhor o tema.

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha me empolgada com a capa e a diagramação do livro, mas confesso que fiquei bem desmotivada a ler depois da sua avaliação rsrs
    Quanto a pressão que a jovem sofre para namorar, infelizmente ainda vemos muito disso na sociedade :(

    ResponderExcluir
  3. Adorooooooooo sugestões de livros bons. Esse parece bem leve e gostoso de ler. Já anotei na minha wishlist.
    www.tolinda.com

    ResponderExcluir
  4. Suas fotos são um arraso. Realmente capa e diagramação são lindas, pena que o conteúdo não é tão bom.
    Eu não conhecia este livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Amei as fotos! Sobre o livro... Pois é, estou com um m-e-g-a pé atrás em ler, porque me parece ser um daqueles "mais do mesmo", sabe?

    ~ Blog Compulsivamente Literária

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei as ilustrações do livro, mas o conteúdo não ficou legal né? Parece ate ser meio machista ..
    No mais, adorei sua resenha :)

    ResponderExcluir