quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

ANOTAÇÕES/IMPRESSÕES: Maldosas (Sara Shepard) - Volume 1 | por Carol Sant

Oi gente, tudo belezinha por ai?
Hoje eu venho fazer uma coisa beeeem diferente aqui no blog (acho que nunca fiz isso aqui, aliás), mas enfim, eu geralmente faço anotações enquanto estou lendo meus livros, principalmente se estiver em um projeto de leitura, como por exemplo o projeto que estou organizando neste ano de "Lendo PLL". Então decidi mostrar para vocês quais foram as minhas anotações e impressões durante a leitura do primeiro livro da série de Pretty Little Liars, o "Maldosas", da autora Sara Shepard. Antes de tudo, se você não está participando do projeto ainda mas quer participar, basta clicar AQUI e clicar em "participar do grupo" lá no facebook. Ok, sem mais enrolações, vamos começar (e se você ainda não leu o primeiro volume da série, eu te aconselho a não continuar a ler o post, pois está recheado de spoiler que vão acontecendo no decorrer do livro).

 Raquel Mattoso, diferenças que ela notou:
Emily tem irmãos (e na série ela é filha única)
Maya tem um irmão mais novo (e na série ela também é filha única)
Aparência física das garotas.
obs: Hanna é morena, Emily é ruiva, Mona é loira (você deve estar pensando, mas, COMO ASSIM? E sim, eu me fiz a mesma pergunta).

 Allison - A Garota Má
Amiga malvada
Amiga 
chantageadora
Humilha as outras quatro garotas (Emily, Aria, Hanna e Spencer) de uma forma muito discreta e sutil, de maneira que nenhuma delas percebe a humilhação).
AMIZADE ABUSIVA

 Hanna - A Garota Com Problemas Demais
Sofre de Bulimia, porém, ela esconde de todos esse problema, nem mesmo sua melhor amiga "Mona" sabe da situação.
Tem o hábito de roubar coisas em lojas caras na companhia da amiga (que faz a mesma coisa), mesmo tendo condições financeiras para comprar tal coisa.
É uma doença chamada: Cleptomania

 Tayane Letícia, comentou:
O livro tem características diferentes e bem mais detalhadas do que na série de TV.

 Amanda Moraes, fez observação e comentou:
Está lendo os livros com o projeto pela segunda vez, leu a primeira vez quando tinha entre 13 e 14 anos de idade
Disse que as pessoas estranham muito a aparência física das garotas e os casais dos livros em relação aos casais da série
Ela gosta como os livros explicam a amizade entre as cinco amigas
↪ Obs: "praticamente todos fumam cigarros no livro, inclusive Spencer e Hanna."

Citação:
" O inferno são os outros", de um filósofo francês.

 Spencer - A Garota Que Gosta de Ganhar
No livro os Hastings tem empregada, dois labradores e uma gata (e na série eles não tem nem empregada e nenhum tipo de animal) - só uma observação, já que não interfere em nada na história (é que eu amo animais <3)

✦ Hanna 
Ler a página 127, parágrafo 3,4 e 5: "O cheiro doce e morno atingiu seu rosto. Antes que pudesse se controlar, Hanna enfiou uma porção enorme de batatas na boca. As batatas ainda estavam tão quentes que queimaram sua língua, mas ela não ligou. Era um alívio tão grande; essa era a única coisa que a fazia se sentir melhor. Ela não parou até comer todas as batatas e lamber as laterais da embalagem para aproveitar até o último grão de sal que ficara ali.
Logo em seguida ela se sentiu muito, mas muito mais calma. Mas assim que voltou para a entrada principal, aqueles sentimentos familiares de sempre, pânico e vergonha, se instalaram dentro dela. Hanna impressionou-se porque, apesar de fazer muitos anos que ela se comportava assim, a sensação era sempre a mesma. Seu estômago doía, sentia que suas calças estavam apertadas e tudo o que queria era se livrar do que estava dentro dela.
Ignorando os latidos estridentes de Dot (Hanna tem um cachorro no livro) em seu quarto, Hanna disparou escada acima até o banheiro, bateu a porta e caiu no chão frio. Deus graças a Deus por sua mãe ainda não ter chegado do trabalho. Pelo menos, ela não poderia ouvir o que Hanna ia fazer."

Senti que Hanna tem um grande ressentimento de Allison, por conta de que em alguns capítulos do livro, ela pensa em como  gostaria de que Ali estivesse ali para ver onde ela chegou e como ela está fisicamente agora (magra, popular, namorando Sean, etc).
Hanna tem um cachorrinho (o Dot).
Pai ausente Gordo fóbico Hanna traumatizada.
 Quando Hanna passou um fim de semana na cada do pai, foi quando a moça se forçou a vomitar pela primeira vez na vida.

 Emily - A Garota Que Não Sabe Do Que Gosta
Emily tem um namorado chamado Ben, porém, quando ela conhece Maya (uma vizinha que acabou de se mudar), o clima entre as duas começa a esquentar, mas Emily foge da situação por medo.
Emily percebe em uma discussão que tem com a mãe sobre Maya, de que a mãe é racista, pois pede para a filha se afastar da moça sem motivo algum e com certas palavras que dão a entender o seu racismo.
ASSUNTO SÉRIO: racismo (abordado no livro, deixado de fora da série)
FAMÍLIA FIDELS:  típica família americana, conservadora e tradicional.
A descoberta de Emily sobre sua orientação sexual.

 Hanna 
Namora Sean
REJEIÇÃO 
trauma sobre o abandono do pai vem a tona sem que ela mesma perceba.
Vingança contra o namorado pela rejeição.

 Maya - A Vizinha Bonitinha
Assunto sério abordado no livro, mas de forma superficial, claro que poderia ser muito mais bem trabalhado!
AUTO-MUTILAÇÃO: prática muito comum entre adolescentes e jovens, em média até seus 25 anos.

 Aria - A Garota Diferentona da Turma
Conhece um carinha, mas no dia seguinte (depois de dar uns amassos com o rapaz no banheiro de um bar), descobre que aquele mesmo carinha é também seu novo professor de inglês e literatura, GRANDE DECEPÇÃO.
Guarda um grande segredo de todos sobre seu pai, inclusive de sua mãe (a maior interessada), porém, apenas Allison também sabia desse segredo.

 Conclussão e observações finais
É incrivel como os jovens americanos vão em festas e mesmo sendo menores de idade, conseguem bebidas e drogas. E outra coisa surreal, é em relação a como eles bebem, fumam e se drogam, tipo, SEMPRE.
Espero que tenham gostado deste post bem diferentão aqui no blog, se gostaram por favorzinho, comentem para que eu saiba e possa fazer mais posts nesse estilo!
Beijos da Cah 

12 comentários:

  1. Adorei!
    Acho que quando a gente duas obras baseadas uma na outra é legal fazer comparações.
    E apesar de ter visto a serie primeiro, eu gostei mais do livro.
    Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou contigo, gostei muito mais do livro do que da série, pelo menos, até agora né husaush <3

      Excluir
  2. Ah essas adaptações. Tenho uma relação de eterno amor e ódio por elas. Muita coisa muda, outras cortam e eu simplesmente odeio isso, apesar de que toda vez vou lá ver as adaptações.

    Adorei o blog, parabéns!

    Beijos da Nanáh!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, muito obrigada!
      Pois é, eu até entendo que não tem como colocar tudo que tem no livro na série, mas odeio algumas mudanças que fazem, mesmo assim, amo a série <3
      Beijos

      Excluir
  3. hahaha, amei as "impressões", só assistir a serie, gosto bastante, mas ler os livros não é algo que eu planejo.

    ResponderExcluir
  4. Olá! ♥
    Melhor série de livros/TV da vida!
    Mesmo sendo bastante diferentes, amo forte ambas e não quero superar que o fim se aproxima :(
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Ray, nem fala desse fim que ta chegando </3
      Beijos

      Excluir
  5. Olá tudo bem?
    Eu adoro PLL mas ainda não tive a oportunidade de ler os livros, confesso que gostei mais das atrizes da série e que também me identifico muito com a a Aria porque eu sempre fui a diferentona da turma kkkk
    adoei o post!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é bem esquisito isso para mim, por que no livro me identifico muito com a Hanna e na série é completamente diferente por que me identifico muito com a Spencer uhsuahs vai entender né!
      Que bom que gostou <3
      Bjs

      Excluir