quarta-feira, 23 de maio de 2018

RESENHA #15: Sonata Em Auschwitz (Luize Valente)


"Um bebê nascido nas barracas de Auschwitz-Birkenau, em setembro de 1944. Uma sonata composta por um jovem oficial alemão, na mesma data, também em Auschwitz. Duas histórias que se cruzam e se completam. Décadas depois, Amália, jovem portuguesa, começa a levantar o véu de um passado nazista da família a partir de uma partitura que lhe é revelada por sua bisavó alemã. A dúvida de que o avô, dado como morto antes do fim da Segunda Guerra, possa estar vivo no Rio de Janeiro, a leva a atravessar o oceano e a conhecer Adele e Enoch, judeus sobreviventes do Holocausto. A ascensão do nazismo na Alemanha, culminando na fatídica Noite dos Cristais, a saga dos judeus húngaros da Transilvânia, os guetos na Hungria e Romênia, os trens para Auschwitz, os mistérios acontecidos no campo de extermínio da Polônia e o pós-guerra numa casa cheia de segredos num lago de Potsdam oferecem os trilhos que Amália percorrerá para montar o quebra-cabeça."

Romance  Histórico| 378 Páginas | Grupo Editorial Record | Skoob | Compre & Compare: Saraiva Amazon
_____________________________________________________________

Olar pessoinhas, tudo belezinha?
A resenha de hoje é de um livrão que eu tenho certeza que vai te emocionar assim como me emocionou. Estou falando de "Sonata Em Auschwitz", escrito pela autora Luize Valente e lançado pelo Grupo Editorial Record.

Foto por: Leitora Voraz

 A HISTÓRIA

Em Sonata Em Auschwitz nós vamos conhecer a história de muitos personagens, mas é através de Amália que todas esses personagens aparecem.
Depois de ouvir por acidente a conversa de seu pai com sua avó pelo telefone, Amália descobre que uma bisavó que está prestes a morrer mas que deseja muito contar algo a seu neto, Hermann Hafner. Percebendo que seu pai não vai ir atrás de sua bisavó, Frida, a garota decidi ir ao encontro dela no lugar de seu pai; mas a garota não sabia que ao fazer isso muitas revelações seriam feitas e segredos a muito tempo guardados seriam revelados.
Amália vai então em busca da verdade de seu passado já que seu pai sempre fez questão de esconder dela e deu seu irmão; é quando conhece Haya, Adele e Enoch, três sobreviventes da segunda guerra mundial.
Muitos segredos são revelados, mas será que todos eles estão preparados para voltar ao passado e viver com esse passado para o resto de suas vidas?


Foto por: Blog Papel Papel

 MINHAS IMPRESSÕES

Cara, esse livro mexeu muito com as minhas emoções, sério!
É um livro que fala sobre a segunda guerra mundial de uma forma um tanto quanto crua, sem remendos e sem medo de mostrar as monstruosidades que acontecerão nos guetos e campos de concentrações.
A obra é bem detalhada e isso foi o ponto alto da narrativa da autora para mim, o que acabou me surpreendendo muito já que eu costumo não gostar tanto assim de livros com muitos detalhes, mas esse foi uma exceção muito boa.
Li o livro em muito pouco tempo e amei as sensações que ele me trouxe, umas muito reconfortantes e outras bem desconfortáveis. Apesar de ser um livro com muitos detalhes e com fatos históricos da guerra, a leitura fluiu muito rápido para mim e os personagens me cativaram muito, me fazendo torcer por todos eles de uma forma muito especial (sério, foi uma surpresa eu ter amado esse livro).
Em algumas partes da obra, a narrativa da autora oscila entre primeira e terceira pessoa mas, Luize faz isso com muita maestria, já que mesmo tendo essas oscilações não deixa os leitores confusos de forma alguma!
Mega recomendado, o livro recebeu uma classificação de 5.0 estrelas e foi favoritado sim lá no Skoob, vocês precisam ler essa obra maravilhosa. Se você já leu, me conta ai nos comentários como foi a experiência de vocês no decorrer da leitura.
Beijos da Cah

Classficação:

_____________________________________________________________

SONATA EM AUSCHWITZ


Foto por: Leitora Voraz
 Foto por: Resenhista
Foto por: Blog Papel Papel

Nenhum comentário:

Comente ~