segunda-feira, 14 de maio de 2018

RESENHA #14: O Último Adeus (Cynthia Hand)

"O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz. 
O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante. 
O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes."

Romance | 352 Páginas | Darkside Books | Skoob | Compre & Compare: SaraivaAmazon
_____________________________________________________________

Olá queridos, tudo belezinha com vocês?
O post de hoje é sobre um livro que eu acho extremamente importante e se eu pudesse, faria ser leitura obrigatória no nosso mundo (porque, oh lugarzinho que precisa de mais empatia, né?). Estou falando de "O Último Adeus", escrito pela Cynthia Hand e lançado aqui no Brasil pela nossa caveirinha mais querida, Darkside Books.


A HISTÓRIA

Aqui nós vamos conhecer a Lex, uma garota que acabou de perder Tyler, seu irmão mais novo para o suicídio. Não sabendo lidar com a perda, Lex começa a frequentar um terapeuta que insiste para que ela comece a escrever um diário para expressar melhor os sentimentos de luto que não consegue colocar para fora em palavras.
Diante de tantas coisas para pensar, como o divórcio dos pais e a preocupação sobre qual universidade vai frequentar, Lex e sua mãe começam a sentir a presença de seu irmão morto pela casa. Seria possível Tyler ainda estar presente na casa mesmo depois de morto? Fantasma, talvez? Ou apenas a saudade de ambas se colocando de forma um tanto quanto assustadora?
_____________________________________________________________


MINHAS IMPRESSÕES

O que dizer de um livro que mexeu tanto com as minhas emoções enquanto eu fazia a leitura do livro? Eu realmente amei essa obra e achei que a autora foi muito feliz em escreve-la. Desde o inicio do livro sentimos muita empatia pela personagem principal, não apenas por ela estar passando por uma fase de luto pela morte do irmão mas, por ela também estar com raiva de estar tendo que passar por toda essa fase de luto por causa do irmão mais novo.
A narrativa da Cynthia é muito fácil e rápida de ser lida e apesar do livro abordar um assunto tão pesado como é o suicídio, ela não deixou isso transparecer na sua escrita fazendo com que a narrativa continuasse sendo leve mesmo nos momentos mais tensos da história. Não posso dizer que foi um livro fácil de ser lido apesar da escrita da autora ser fácil de ser lida, porém, quanto mais vamos nos aprofundando na história e conhecendo melhor a Lex e junto com ela, tentando entender quais foram as motivações do Tyler até chegar ao ponto de cometer o ato suicida, mais difícil vai ficando de ler o livro. 
Muitas partes do livro, senão, o livro inteiro me tocou muito e mexeu muito com o meu emocional. Acredito que é um livro um tanto quanto doído de ser lido, principalmente, para pessoas que sofrem com a depressão e pensamentos suicidas simplesmente pelo fato da pessoa que está lendo entender o que é sentir a dor que o Tyler estava sentindo.
Também é um livro que nos faz pensar nas pessoas que ficam e são obrigadas a enfrentar toda a dor da perda e do luto, nos faz parar para pensar nos familiares e em como as pessoas próximas podem ajudar nesses casos!
É um livro extremamente importante e muito necessário, nos fazendo entender mesmo que um pouco como é conviver com o fato de saber que uma pessoa que você amava, não amava viver tanto assim. Acho que o livro deveria ser estritamente obrigatórias nas escolas, senão, no mundo inteiro. É uma obra impecável, delicada e com muitos pontos verdadeiros sobre doenças mentais.
A edição está super caprichada (o que é de se esperar da nossa editora maravilhosa da vida), a diagramação está impecável também e os pequenos detalhes da edição estão massa!
Claro, que o livro recebeu uma classificação de 5.0 estrelas e foi favoritado sem nem me fazer pensar muito sobre isso. Super recomendo a leitura, obviamente.
Você já leu a obra? Me conta nos comentários o que você achou também!
Beijos da Cah

Classificação:
_____________________________________________________________

O ÚLTIMO ADEUS






13 comentários:

  1. Só de ler a sinopse deu para perceber que esse livro é a mistura de vários sentimentos ao mesmo tempo, gostei muito da sua resenha, deus uma vontade enorme de ler este livro, amei o post, vou comprar esse livro, assim que eu puder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh se é, leia sim Pamela!
      É um super livrão, sério ♥

      Excluir
  2. Amo ler livros desse tipo , este já me encantou , este sentimento de luto é sem dúvidas algo inexplicável !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liriele!
      Esse sentimento é algo muito ruim de sentir mas é extremamente necessário para que possamos seguir adiante, né?!
      Bjs ♥

      Excluir
  3. Olá tudo bem ? Não estou lendo nada no momento, achei este livro uma ótima dia . Ainda nan li nada da cinthia mais gostei muito da temattem do livro.bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O tema abordado no livro é realmente bem importante, você deveria ler sim!
      Bjs ♥

      Excluir
  4. Já tive o gostinho do bombardeio de sentimentos que é este livro! Atualmente não estou lendo nada e sinceramente? Não vejo a hora de mudar essa situação. No domingo irei a uma feira de livros aqui no Rio e o Último Adeus já está na minha lista!

    Beijos
    www.cheiadeassunto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh não perca a oportunidade de conhecer essa história!
      Beijão ♥♥

      Excluir
  5. Muito legal saber que a leitura mexeu com seu emocional a ponto de você recomendá-la. É um tema bem forte! Fiquei curiosa e interessada pelo livro!!

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma obra incrível e extremamente necessária!
      Beijão ♥

      Excluir
  6. Olá! Primeiramente amei seu cantinho e as fotos que vc usou na resenha <3
    Sobre o livro, já ouvi que é uma leitura bem emocionante e profunda, e estou muito ansiosa pra faze-la.. Gostei demais da sua resenha pois ficou bem intima, deu pra ver que vc trouxe muito do que vc sentiu lendo o livro.. <3

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn que amor, muito obrigada!
      Sim, tentei expressar toda a emoção que foi ler essa obra (incrivelmente bem escrita e necessária).
      Beijão ♥

      Excluir
  7. Sua resenha foi espetacular,e me convenceu que trata se de uma livro tao necessário ser lido,adorei a dica e ja passei pra minha filha o nome.

    ResponderExcluir