quarta-feira, 20 de setembro de 2017

RESENHA: Marlena (Julie Buntin) | por Carol Sant



E aí leitores, tudo belezinha com vocês? Espero que sim! (HAHA)
Hoje o assunto será sobre o livro "Marlena" da autora Julie Buntin, que foi lançado pelo selo "Fábrica231" da Editora Rocco. 
 A primeira coisa que você deve saber sobre a obra é que não é um thriller psicológico, suspense ou algo do gênero. Com isso esclarecido, podemos então começar a resenha!
_______________________________________________________________________________

A HISTÓRIA


Aqui nós iremos conhecer Cat, que acabou de se mudar para uma cidade no interior de Michigan depois da separação dos pais. Cat está se sentindo perdida e solitária até conhecer Marlena, uma garota de quinze anos que mora na casa da frente. Logo as duas constroem uma amizade um tanto bonita mas também muito perigosa, Marlena é o oposto de Cat e com isso a nova garota da cidade começa a ter suas primeiras experiências, como por exemplo, seu primeiro beijo, o primeiro cigarro e o primeiro contato com a bebida, entre outras coisas mais. Para Marlena nada daquilo é novo, pois vive anos de vícios e isso acaba acontecendo cada vez com mais frequência - o que é preocupante.
Já no começo do livro conseguimos perceber que a mãe de Cat está sofrendo de depressão e vem perdendo muito peso, além de ser alcoólatra (já que não deixa faltar uma garrafa de vinho em casa). Também conseguimos ver que a família da nossa protagonista é completamente desestruturada, com uma mãe alcoólatra, um irmão viciado em maconha e um pai super ausente.
Já Marlena é uma garota que precisa urgentemente ser salva de si própria, possui também uma família desfuncional, com um pai traficante, uma mãe que a abandonou quando ela era ainda muito pequena e um irmão pequeno que também é vítima do que a vida lhe impôs.
____________________________________________________________________________

MINHAS IMPRESSÕES SOBRE O LIVRO


Tenho que lembrar que o livro é recomendado para maiores de 16 anos, já que o livro contém cenas muito gráficas de sexo e narra episódios pesados sobre adolescentes se drogando.
Em determinado ponto da leitura senti que os assuntos tratados (muito sério, diga-se de passagem) pela autora foram um tanto superficial, já que ela dava a entender em algumas partes do livro que fazer algumas coisas eram normais de se fazer, o que nitidamente não era. Mas em dado momento a autora consegue nos mostrar o quão sombrio é seguir o caminho das drogas - tanto licitas, como não licitas.
 O relato da autora sobre a amizade de Cat e Marlena é bastante perturbador, porém, também é bastante comovente. Perturbador porque vemos como é a luta diária de Marlena com as drogas, desde que Cat a conheceu até que a morte chegasse precocemente para a amiga e também vemos a luta diária de Cat com a bebida até os tempos atuais. E comovente por sabermos o quanto deve ser difícil lutar contra esses vícios e contra a vontade de querer cada vez mais essas drogas todos os dias e conseguimos sentir a culpa que Cat carrega nos ombros desde sua adolescência!
Achei que o livro acabou de forma abrupta, pois quando chegamos na parte mais aguardado do livro (quando Cat fica cara a cara com Sal depois de anos - o irmão mais novo de marlena), não temos muitas informações sobre a relação que ambos estabelecem ou se vão manter contato.
É um relato intrigante e foi difícil para mim, pois ver como conseguimos evoluir com o passar dos anos e ainda assim, conseguimos nos auto-destruir tão facilmente, mesmo com todo o avanço que conquistamos. A leitura é um pouco arrastada mas acho que isso se dá por conta de se tratar de fatos verídicos da vida da autora. O livro recebeu a classificação de três estrelas e eu recomendo a leitura!
Beijos da Cah
____________________________________________________________________________

MARLENA 






Adquira seu exemplar, clicando AQUI ♥

xoxo.


7 comentários:

  1. Parece bem legal! Adorei teu review

    ResponderExcluir
  2. Eu sou a louca dos livros né? Mas esse não conhecia , e parece ser bem interessante. Agora ele já vai entrar para minha wishlist, obrigada pela dica!!!

    ResponderExcluir
  3. gostei bastante da premissa. Vou anotar aqui na minha wishlist

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha e a sua perspectiva foi a melhor porque você levou com seriedade o tema, que pena que ela passou como superficialidade temas que deveria aprofundar.

    ResponderExcluir
  5. Parece mesmo uma boa dica de leitura, já vai para a minha wishlist.

    ResponderExcluir
  6. Quando vc começou a falar do filme juro que pensei que a leitura seria bem rápida, daquelas que viramos a noite para terminar de tão bom. Mas confesso que apesar de ter gostado da pegada do livre fiquei com um pé atras por ter uma leitura mais arrastada rsrs

    ResponderExcluir
  7. Exatamente o tipo de leitura que eu gosto. Amei sua resenha sem dúvida vou ler ele

    ResponderExcluir